Lançado em 2017 pelo músico e compositor Vinícius Muniz, o álbum traz traduções inéditas de obras de J.S.Bach para a viola brasileira de dez cordas. No repertório a Partita nº 3 BWV 1006, As Variações Goldberg BWV 988 e a Sonata nº1 BWV 1001.
A proposta do álbum é aplicar as técnicas mais modernas da viola para organizar o texto de Bach de modo a preservar a estrutura composicional ao mesmo tempo em que valoriza as sonoridades da viola. Para essa tarefa, o compositor utiliza da Técnica das dez cordas – procedimento técnido desenvolvido pelo mestre violeiro e professor da USP, Ivan Vilela.
Nas palavras do renomado pianista e compositor brasileiro Benjamim Taubkin, que assina o prefácio do disco:
O que escutamos é puro Bach e, ao mesmo tempo, parece que estamos ouvindo música composta, hoje, para viola caipira com influência de Bach. ”
Benjamim Taubkin
O disco conta ainda com as participações especiais de Esdras Rodrigues, na rabeca e Fabio Presgrave ao violoncelo tocando alguns movimentos das Variações Goldberg BWV 988 também com arranjos originais e inéditos. Esdras Rodrigues, violinista e rabequeiro, professor de violino da UNICAMP assina a direção musical, o que faz bastante sentido uma vez que as obras solo escolhidas por Muniz fazem parte do conjunto Sei solo para violin senza basso acompagnato – conjunto de solos (três sonatas e três partitas) para violino escritos por Bach entre 1705 e 1720.
A gravação foi realizada no Sincopa Sound Especialist, renomado estúdio de Campinas que há alguns anos vem realizando um trabalho de registro de importantes álbuns de viola.
A arte gráfica foi criada pelo renomado artista Kiko Farkas, a partir de ilustrações do próprio Kiko para o disco. E a finalização do projeto visual foi realizado pelo Máquina Estúdio.
Ficha técnica
Gravado, mixado e masterizado no Estúdio Síncopa Sound Especialist, Campinas/SP, por Marcelo Cecchi, José Bichoff e Ricardo Domingues
Vinícius Muniz: viola brasileira, traduções e arranjos
Esdras Rodrigues: direção musical
V V T ideias culturais: produção executiva
Kiko Farkas e Mateus Dal Vesco / Máquina Estúdio: projeto gráfico
Giancarlo Giannelli: fotografia
Você pode adquirir o disco aqui: