fbpx

2# Encontro das águas

vinimunizviola

10 de abril, 2023

Capa Encontro das Águas

Lançado em 2017, o Encontro das águas é o terceiro disco da Orquestra Filarmônica de Violas – grupo exclusivamente formado por violas caipira, criado em 2001 em Campinas pelo violeiro Ivan Vilela.

Desde 2010 sob direção do violeiro e professor João Paulo Amaral, e contando com um grupo de 18 músicos, o disco inova ao propor um encontro com importantes solistas da música brasileira: Alexandre Ribeiro (clarinete), Chrystian Dozza (violão), Fabio Presgrave (violoncelo), Nailor Proveta (clarinete e saxofone), Ricardo Herz (violino) e Toninho Ferragutti (acordeon).

O repertório navega por arranjos elaborados e de obras que vão desde Tião Carreiro, Tavinho Moura, Almir Sater e Renato Teixeira, até Villa Lobos e Ernesto Nazareth, com passagem por afluentes como Milton Nascimento, Dominguinhos, Gilberto Gil e até um clássico da lendária banda de rock Led Zeppelin. Em síntese, o “Encontro das Águas” consagra o crescimento e a diversidade musical da viola brasileira atual.

Com vinte anos de estrada, a Filarmônica celebra com maturidade o encontro de suas águas com as dos renomados solistas, onde fluem a diversidade musical das tradições e gerações da viola com linguagens contemporâneas, interpretações emocionadas e espaço para improvisos e uma bela declamação de Seo Osório, violeiro mais experiente do grupo. Tradição, inspiração, musicalidade e modernidade que se harmonizam e se completam.

O prefácio do álbum é assinado por Nelson Ayres. Nas palavras do renomado pianista e compositor:

A Filarmônica já tem atrás de si uma história brilhante, e seu novo CD mostra que muito ainda está por vir. Os ilustres convidados que permeiam o CD são o grande aval da importância e da qualidade do trabalho, e em cada nota pontilhada ouve-se aquilo que é a grande marca do grupo: música feita com paixão

Nelson Ayres

O projeto teve a idealização e produção da V V T ideias culturais, com os músicos e produtores Thiago Rossi e Vinícius Muniz. Já o projeto visual leva a assinatura do Estúdio Risco.

O disco foi gravado no renomado Sincopa Sound Especialist, de Campinas-SP, sob a coordenação de Marcelo Cecchi, Ricardo Domingues e Zé Bichoff (in memorian).

Ficha Técnica

Gravado, mixado e masterizado no Estúdio Sincopa Sound Especialist entre dezembro de 2015 e janeiro de 2017 por Marcelo Cecchi, Ricardo Domingues e Zé Bichoff (in memorian).
Direção musical: João Paulo Amaral
Arranjos: João Paulo Amaral, Anderson Baptista, Thiago Rossi, Vinícius Muniz, Almir Côrtes
Idealização do projeto e produção executiva: Vinícius Muniz e Thiago Rossi
Projeto gráfico: Estúdio Risco
Fotografia: Giancarlo Giannelli


Escute!

Encontre-nos aqui


Descubra um novo universo sonoro com Bach na viola caipira!