uma tradução
histórica
O livro de PARTITURAS & TABLATURAS que se apresenta aqui é resultado de quase 10 ANOS de estudos, pesquisa e investigação.
O objetivo sempre foi o de encontrar uma forma de executar as obras de Bach na viola de dez cordas de forma que os universos da música barroca e as sonoridades e possibilidades do instrumento estivessem em equilibrio, sem esteriótipos.
Para alcançar esse objetivo, a palavra-chave foi: TRADUÇÃO!
Tomamos emprestado esse conceito da literatura e o aplicamos às obras de Bach. Assim, da mesma forma que ao traduzir O Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa do português para outro idioma, um tradutor faz uma análise profunda da obra e, busca no outro idioma as expressões, palavras e conceitos que possam representar ao máximo todas as ideias propostas por Rosa, não bastando apenas traduzir palavra por palavra. No nosso caso, nota por nota. Era fundamental encontrar nas sonoridades e técnicas da viola aquelas capazes de expressar com precisão com o texto musical proposto por Bach.
somos notícia
Sobre o autor
Vinicius Muniz, violeiro, compositor e empreendedor musical. Faz parte da nova geracao da viola brasileira. Seu trabalho musical e fruto do diálogo profundo com diferentes universos artísticos, especialmente a música clássica, a música brasileira, a música de vanguarda e o audiovisual. Lancou em 2017 seu primeiro álbum solo: J. S. Bach | Viola Brasileira com traduções inéditas de obras do compositor alemão.
Recebeu diversos prêmios, como o Prêmio MIMO Instrumental 2016, Festival Voa Viola 2ª edição, FUNARTE Ano Brasil-Portugal 2013, Rival-Petrobrás. Fez parte dos grupos Caruwa, Viola Arranjada e da Orquestra Filarmônica de Violas, com os quais gravou quatro álbuns e realizou concertos no Brasil e Europa, além de atuar ao lado de grandes nomes da música brasileira como Renato Braz, Suzana Salles, Na Ozzetti, Fabio Presgrave, Esdras Rodrigues, Toninho Ferragutti, Nailor Proveta, Alexandre Ribeiro, Tinoco, Ivan Vilela, Paulo Freire e Léa Freire.
É bacharel em composição musical e mestre em música pela UNICAMP, publicou a dissertação inédita sobre a obra do mestre Renato Andrade. Cursou composição na Escola de Música de São Paulo (EMESP). Estudou viola brasileira com Ivan Vilela, João Paulo Amaral e Roberson Conti.
Cursou a pós-graduação de Gestão de Negócios Globais em música na Universitat Pompeu Fabra Barcelona, Espanha.
Foi membro da equipe de comunicação da Asociación de Promotores Musicales (APM) da Espanha de 2017 a 2021, onde foi responsável pelos dados da indústria da música ao vivo no país publicados no Anuario de la Musica en Vivo e no portal APMusicales. com.
Dois volumes e muitos desafios
São dois volumes de PARTITURAS & TABLATURAS. O primeiro contém a Partita nº3 BWV 1006 e no segundo a Sonata nº1 BWV 1001. Ambas obras fazem parte dos SEI SOLO A VIOLINO SENZA BASSO ACCOMPAGNATO que Bach escreveu para violino entre 1703-1720.
Conteúdo
11 Peças musicais em PARTITURA & TABLATURA
120 Páginas
O livro é dividido em dois volumes para facilitar o uso das partituras pelos intérpretes.
No volume 1 estão as peças que formam a Partita nº 3 BWV 1006. Já no volume 2 estão as peças que formam a Sonata nº 1 BWV 1001.
Conteúdo completo:
Prefácio por Ivan Vilela
Apresentação por Vinícius Muniz
Notação & Técnica das dez cordas
Partita nº 3 em F maior BWV 1006
I. Preludio
II. Loure
III. Gavotte en rondeau
IV. Menuet I
V. Menuet II
VI. Bourrée
VII. Gigue
Sonata nº 1 em G menor BWV 1001
I. Adagio
II. Fuga
III. Siciliana
IV. Presto
Por dentro
do livro
EXTRAS ESPECIAIS
Junto com os dois livros há uma série de CONTEÚDOS EXCLUSIVOS que auxiliarão os intérpretes na aventura de tocar Bach na viola.
Conteúdos EXTRAS para auxiliar os estudos
Vídeos tutoriais exclusivos
Serão 18 vídeos lançados de abril a dezembro de 2023 com dicas, comentários, sugestões e explicações.
Um CD Bach | Viola Brasileira
Exemplar do disco físico com o mesmo repertório do livro.
Comunidade para dúvidas no Telegram
Canal de comunicação para solução de dúvidas e compartilhar ideias.