O vm.lab é um espaço físico e virutal dedicado à viola brasileira contemporânea. O objetivo é fomentar a criação e o compartilhamento de novas produções musicais que tenham a viola brasileira de dez cordas, a viola caipira, como protagonista e que apontem para a construçõe de novos significados para o instrumento e sua cultura musical.
Tudo começa entre 2019 e 2020, a partir da iniciativa de Vinícius Muniz, com o projeto 1000 días no qual a proposta era a criação de um video de curta duração, mas com um enfoque audiovisual diferenciado, mais cinematográfico.
Essa iniciativa, pioneira no âmbito da viola, foi ganhando repercurssão e com isso, novas técnicas foram sendo aplicadas e ganhando desdobramentos, como o projeto Infinitas Janelas.
Em 2021-22, com a consolidação do home studio, situado em Barcelona, abriram-se novas práticas e possibilidade de criação e experimentação musical. Além disso, com o lançamento do livro de partituras de Bach para viola caipira e a criação dos vídeos de suporte que acompanham surge a necessidade da criação de uma versão virtual desse espaço criativo.
Desse modo, no vm.lab além das produções e criações musicais e audiovisuals de Vinícius Muniz, há também espaço para a difusão de projetos artísticos de outros violeiros e violeiras. O foco é estabelecer um canal informativo e fomentar um espaço criativo e de implusionamento de proposta que visam construir novos significados culturais em torno da viola, independentemente do gênero musical. No vmlab, nos interessa um olhar para o futuro do instrumento, carregando as heranças das tradições, mas reforçando a liberdade para recriá-las, ou, construir novos elementos simbólicos.
O objetivo é fomentar a criação e o compartilhamento de novas produções musicais que tenham a viola brasileira de dez cordas, a viola caipira, como protagonista e que apontem para a construçõe de novos significados para o instrumento e sua cultura musical.
O que virá de novo no vm.lab?
A expansão do vm.lab é algo desejável, desde seu nascimento. A principal meta é o fortalecimento do segmento da viola caipira dentro da indústria musical contemporânea. Isso significa ressaltar e valorizar as produções atuais, seja através da venda de produtos (livros, partituras, CDs), ou da divulgação de novas iniciativas, gravações, vídeos, discos e EPs.
A curadoria do projeto é de Vinícius Muniz junto com uma equipe. Se você está interessado em mostrar seu projeto no espaço do vmlab, entre em contato.